30 Mai Fim do envio de comunicações (resumos)
13 Jun Fim da divulgação das comunicações aprovadas nos GTs e FTs
16 Jun Último dia para o pagamento da inscrição dos que irão apresentar comunicação
30 Jun Fim das incrições do Congresso SOTER 2025
30 Jun Último dia para o pagamento da anuidade SOTER 2025
01 Jul Publicação do caderno de resumos
08 Jul Início do Congresso SOTER 2025
11 Jul Fim do Congresso SOTER 2025
11 Jul Entrega dos certificados (pelo site do Congresso)
12 Jul Início do envio dos textos completos das comunicações de GTs e FTs
12 Jul Início do retorno das avaliações dos textos completos
12 Jul Inicio da alteração dos textos completos com correções e observações
12 Set Fim do envio de textos completos das comunicações, de GTs e FTs
01 Out Fim do retorno das avaliações dos textos completos
15 Out Fim da alteração dos textos completos com correções e observações
17 Out Validação final dos textos completos com as correções
20 Out Início da editoração e diagramação dos anais do Congresso
30 Nov Fim da editoração e diagramação dos anais do Congresso
01 Dez Pevisão de publicação dos anais do Congresso
APRESENTAÇÃO
PRESENCIAL E ONLINE

37º CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOTER

AS RELIGIÕES FRENTE ÀS CRISES MUNDIAIS CONTEMPORÂNEAS.
CONSTRUINDO ESPERANÇAS

De 8 a 11 de julho de 2025 – PUC Minas, Belo Horizonte, Brasil
Local: Teatro João Paulo II – Campus Coração Eucarístico

FINALIDADE E CONTRIBUIÇÃO

FINALIDADE DO EVENTO

Persiste relevante a questão sobre o lugar das Religiões em meio às crises mundiais vigentes, que dão sinais de colapso da vida em sociedade e das condições ambientais à vida saudável. Nos anos ’80 Hans Küng defendia um “Projeto de Ethos Mundial” (Weltethos Projekt), considerando as Religiões indispensáveis na construção da paz mundial, por serem lar privilegiado no fomento à paz e à esperança. As relações entre a violência e o sagrado têm sido estudadas com proveito.

Os tempos atuais são outros, mas as Religiões continuam presentes nos cenários tomando certamente outras figuras e ocupando outros espaços sociais que merecem análise acurada. São notórios hoje os interesses políticos no campo religioso, bem como os interesses de religiosos em alianças políticas. Merece atenção o fato de as religiões terem se tornado arena de interesses econômicos e políticos.

Um cenário mais grave se vislumbra quando se analisam epistemologias religiosas voltadas para a “prosperidade” econômica individualista, ou com características de “teologia do domínio”. Ao mesmo tempo, análises sobre estratégias de conquistas apontam sinais de manipulação calculada das religiões, seja para cooptar as que forem suscetíveis a interesses econômicos e políticos, seja para fomentar polarizações e divisões internas e se enfraqueçam aquelas que possam ser resistência.

O subtítulo “construindo esperanças” resgata um papel fundamental das religiões em defender horizontes de paz e equidade, e em pensar iniciativas relacionadas às religiões, sejam teóricas, sejam operacionais, que mereçam incentivo e constituam esperança em meio às graves crises sociais em que estamos.

Por esta razão, o objetivo geral do 37° Congresso Internacional da SOTER consiste em promover um ambiente de diálogo e intercâmbio acadêmico que incentive a pesquisa interdisciplinar, o desenvolvimento teológico e das Ciências da Religião, e o impacto social através da integração de diferentes áreas do conhecimento.

Os objetivos específicos são:
· Analisar a relevância das religiões no cenário atual de colapso social e ambiental.
· Promover e consolidar o Projeto de Ethos Mundial, destacando o papel das religiões na construção da paz e da esperança.
· Explorar e compreender a relação entre violência e o sagrado, analisando como esses conceitos interagem e influenciam as dinâmicas sociais e religiosas.
· Investigar os interesses políticos e econômicos no campo religioso e analisar os impactos dessas relações nas dinâmicas sociais e religiosas.
· Promover o papel das religiões na defesa ativa de paz e equidade em contextos sociais diversos.
· Fomentar a colaboração interdisciplinar através de Grupos de Trabalho, Fóruns Temáticos e mesas redondas, engajando pesquisadores e docentes em atividades de extensão que aplicam as pesquisas desenvolvidas de maneira prática.

CONTRIBUIÇÃO

 O 37º Congresso Internacional da SOTER visa proporcionar acesso a debates contemporâneos sobre temas de relevância global, como a crise social e ambiental, a inter-relação entre religião e política, e o papel das religiões na promoção da paz e justiça. O congresso facilita o diálogo entre profissionais de diferentes áreas, promovendo a interdisciplinaridade e a integração de conhecimentos teológicos, das Ciências da Religião, filosóficos, sociais e econômicos. 

O Congresso representa uma oportunidade inestimável para a disseminação de pesquisas e trabalhos acadêmicos na área de Teologia e Ciências da Religião. O evento cria um ambiente propício para a formação de redes de contatos, permitindo a troca de experiências e a construção de colaborações futuras entre pesquisadores, docentes, líderes religiosos e estudantes, tanto do Brasil quanto do exterior.

Um elemento de grande importância é a propagação do saber gerado em diversos programas de pós-graduação e projetos de iniciação científica. A expectativa é que o número de inscrições ultrapasse o do congresso anterior (2023), tanto em termos de participantes quanto de comunicações, além de expandir a discussão plural e interdisciplinar.

Além disso, o congresso oferece conferências, palestras e mesas redondas, auxiliando no aprimoramento das habilidades dos participantes. Fomenta discussões sobre o papel das religiões na sociedade contemporânea, incentivando ações que promovam a paz, a justiça social e a sustentabilidade, ampliando o impacto dos profissionais em suas áreas de atuação.

O congresso também promove o pensamento crítico e a inovação através da exposição a novas ideias e abordagens, motivando os profissionais a desenvolverem projetos e iniciativas que contribuam para a transformação social. Esses benefícios coletivos contribuem para o crescimento pessoal e profissional dos participantes, fortalecendo sua capacidade de influenciar positivamente suas comunidades e a sociedade como um todo. O evento será realizado de forma online e presencial. 

HISTÓRICO E JUSTIFICATIVA

HISTÓRICO DE EVENTOS ANTERIORES

A Sociedade de Teologia e Ciências da Religião - SOTER, fundada em 1985, realiza a cada ano um Congresso Internacional com um tema de grande relevância para a Área do saber que lhe é própria, o universo teológico-religioso, mas também com forte preocupação e responsabilidade para com as demandas das sociedades, em geral, e na sociedade brasileira, em particular. Todos os anos, seus Congressos formam um fórum privilegiado para o debate, atraindo estudiosos e pesquisadores do Brasil e do exterior. Esta será a trigésima sétima versão deste evento. 

Nos últimos anos, os congressos da entidade foram realizados na PUC Minas, reforçando um perfil ainda mais acadêmico. Os últimos congressos trataram sobre os seguintes temas: As Religiões e a Paz Mundial (2010); Religião e Educação para a Cidadania (2011); Mobilidade Religiosa. Linguagens – Juventude – Política (2012); Deus na sociedade plural. Fé – Símbolos - Narrativas (2013); Espiritualidade e Dinâmicas Sociais: Memória – Prospectivas (2014); Religião e Espaço Público: Cenários Contemporâneos (2015); Tempos do Espírito: Inspiração e discernimento (2016); Religiões em Reforma: 500 anos depois (2017); Religião, ética e política (2018); Decolonialidades e práticas emancipatória (2019); Religião laicidade e democracia (2021; Religiões e projetos de Brasil (2022); A Amazônia e o futuro da humanidade (2023); Economia e inteligência artificial: desafios à religião (2024) e As Religiões frente às crises mundiais contemporâneas. Construindo esperanças (2025)

 Cada congresso leva à publicação de um livro, além dos Anais e do Caderno de Resumos com ISSN próprios (disponíveis no portal da SOTER www.soter.org.br)

JUSTIFICATIVA

As religiões têm desempenhado um papel significativo ao longo da história humana, oferecendo não apenas conforto espiritual, mas também orientação moral e ética em tempos de crise. Frente às crises mundiais contemporâneas, esse papel torna-se ainda mais fundamental.  Hans Küng, renomado teólogo, destaca que “sem um ethos mundial, não sobreviveremos”. Em seu "Projeto de Ethos Mundial" (1980), Küng argumenta que as religiões são fundamentais na promoção da paz mundial e da esperança.

O Papa Francisco, na encíclica Laudato Si' (2015), aborda a crise ambiental e social sob a perspectiva da ecologia integral. Ele afirma que “não podemos deixar de reconhecer que uma verdadeira abordagem ecológica sempre se torna uma abordagem social” (LS 49). O Papa enfatiza a necessidade de um esforço coletivo e inter-religioso para enfrentar essas crises, promovendo uma relação harmoniosa com a natureza e a justiça social.

Karen Armstrong, em “Em Defesa de Deus” (2011), ressalta que as religiões têm o potencial de unir as pessoas em torno de um objetivo comum, especialmente em tempos de adversidade. “As religiões podem desempenhar um papel vital na construção de pontes entre diferentes comunidades e na promoção da compreensão mútua”, afirma Armstrong.

A perspectiva de Jürgen Habermas também é relevante. Ele sugere que as religiões mantêm uma “autoridade moral” que pode ser mobilizada para enfrentar os desafios globais. Segundo Habermas, as religiões podem contribuir para a formação de uma “consciência coletiva” que promove a paz e a solidariedade.

Paul Ricoeur, em sua obra, destaca a capacidade das religiões de fornecer uma narrativa que ajuda as pessoas a encontrar sentido em meio ao caos. Ele observa que as narrativas religiosas têm o poder de reconfigurar nossa percepção do mundo, oferecendo esperança e resiliência.

Diante disso, a religião continua oferecendo uma voz profética contra injustiças e desigualdades, influenciando políticas e diretrizes sociais. A perspectiva religiosa é multifacetada, abrangendo desde a adoração pacífica até o confronto necessário. Enfrentar os desafios contemporâneos requer um compromisso com justiça, compaixão e respeito pela dignidade humana, onde a religião pode promover a paz, justiça social e solidariedade global, desde que praticada com responsabilidade e empatia.

O 37º Congresso Internacional da SOTER busca criar um ambiente de diálogo e intercâmbio acadêmico para analisar a relevância das religiões no cenário atual de colapso social e ambiental. Visa promover iniciativas que destacam o papel das religiões na construção da paz e da esperança, investigar a relação entre violência e o sagrado, explorar interesses políticos e econômicos no campo religioso e promover o papel das religiões na defesa ativa de paz e equidade.

Portanto, é essencial reconhecer e valorizar o papel das religiões na construção de esperança em tempos de crise, utilizando seu potencial para promover a paz, a justiça social e a solidariedade global. A colaboração interdisciplinar e inter-religiosa é fundamental para enfrentar os desafios contemporâneos e construir um futuro sustentável e harmônico.

CARTAZ

 A composição apresenta três figuras principais: 

1) A Esperança

A imagem do grande barco central não apenas transporta as pessoas, mas é formado por elas. Em outras palavras, o barco é feito de humanidade, sendo esta sua essência: não há distinção entre passageiros e embarcação, pois o povo é o próprio caminho, e sem caminho não há povo. 

Assim, a figura do barco representa o conceito de unidade na diversidade – diversidade de idade, gênero, etnia, religião e cultura.

Além disso, um antigo símbolo iconográfico, a âncora, reforça a representação da Esperança dentro da simbologia cristã, fazendo ainda uma referência ao Jubileu do ano 2025.

2) A Construção

A pomba, posicionada à direita e pairando sobre toda a composição sob uma luz de grande impacto, simboliza o repertório que a humanidade possui para construir a Paz. Esse repertório inclui as tradições espirituais, as igrejas e os dogmas.

A pomba se aproxima da humanidade em um movimento descendente. No entanto, não se trata apenas da paz no sentido de quietude ou de uma convivência passiva. A imagem representa a verdadeira harmonia entre diferentes verdades e a busca autêntica por soluções para os conflitos.

3) As Crises

O movimento das linhas cria um foco visual no centro e na parte superior da obra. No entanto, por contraste e em um segundo plano, destacam-se também as formas menores à esquerda. Essas formas representam o clamor legítimo e o ato de denúncia diante das crises que assolam o mundo atual: o drama ambiental das queimadas, da poluição e dos abusos contra a natureza, assim como as tragédias da guerra, da violência, da fome e do consumo desenfreado.

Essas realidades são sintetizadas por meio de cenas impactantes, desenhadas em tons avermelhados e sombras acentuadas, reforçando a gravidade dos problemas representados

Sergio Ricciuto, Ilustrador


Nota do ilustrador: A imagem do cartaz representa o tema, mais como uma perspectiva desejada, do que como uma constatação factual. Ou seja, não se trata apenas de um retrato ou ilustração do mundo atual, mas de uma visão do que se pretende e do que é possível alcançar.

COMISSÕES

Diretoria

Presidente: Dra. Clélia Peretti
Vice-presidente: Dra. Andreia Cristina Serrato
1ª Secretária: Dra. Maria Jeane dos Santos Alves
2º Secretário: Dr. Edward Neves Monteiro Barros Guimarães
Tesoureiro: Dr. André Phillipe Pereira

Presidente da Comissão Organizadora
Clélia Peretti (PUC-RS)

Comissão Organizadora

André Philipe Pereira (UNERJ)
Andreia Cristina Serrato (PUCPR)
Beatriz Maria Gross (PUC-Rio)
Bruno Henrique Campos (PUCPR)
Carlos Ribeiro Caldas Filho (PUC Minas)
Diogo Henrique Rodrigues Morais (Seth/ Anhaguera)
Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães (PUC Minas)
Everaldo dos Santos Mendes (UC – Portugal)
Kathleen Vieira (PUCPR)
Márcio Fabri dos Anjos (Instituto São Paulo de Estudos Superiores)
Marcos Vinicius de Freitas (UNIFAP)
Maria Jeane dos Santos Alves (UFS)
Paulo Vinícius Faria Pereira (Seth / PUC Minas)
Rafael Henrique da Costa (PUCPR)
Tiago Lopes Parreiras (Seth/IESLA)

Comissão para os 40 anos da SOTER

André Philipe Pereira (UNERJ) - Coordenador
Andreia Cristina Serrato (PUCPR)
Beatriz Maria Gross (PUC-Rio)
Bruno Henrique Campos (PUCPR)
Carlos Ribeiro Caldas Filho (PUC Minas)
Clélia Peretti (PUC-RS)
Diogo Henrique Rodrigues Morais (Seth/ Anhaguera)
Everaldo dos Santos Mendes (UC – Portugal)
Paulo Vinícius Faria Pereira (Seth / PUC Minas)
Tiago Lopes Parreiras (Seth/IESLA)

Comissão para os GTs e FTs

Clélia Peretti (PUC-RS) - Coordenadora
Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães (PUC Minas) - Articulação com a PUC Minas
Everaldo dos Santos Mendes (UC – Portugal)
Marcos Vinicius de Freitas (UNIFAP)
Maria Jeane dos Santos Alves (UFS)

Organização do livro da SOTER

Clélia Peretti (PUC-RS)
André Philipe Pereira (UNERJ)

Comissão Científica

Dra. Aíla Luzia Pinheiro de Andrade (UNICAP)
Dr. André Philipe Pereira (UNERJ)
Dra. Andreia Cristina Serrato (PUCPR)
Dr. Carlos André Macedo Cavalcanti (UFPB)
Dr. Carlos Mendonza Álvarez (Boston College – USA)
Dr. Cesar Augusto Kusma (PUC-Rio)
Dra. Ceci Maria Costa Baptista Mariani (PUC-Campinas)
Dra. Claudete Beise Ulrich (FUV)
Dra. Clélia Peretti (PUCPR)
Dr. Edilmar Cardoso Ribeiro (PUC Chile)
Dr. Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães (PUC Minas)
Dr. Everaldo dos Santos Mendes (UC – Portugal)
Dr. Érico João Hammes (PUCPR)
Dra. Francilaide de Queiroz Ronsi (PUC-Rio)
Dra. Gleyds Silva Domingues (FABAPAR)
Dr. James Willian Santos (PUCRS)
Dr. Jefferson Zeferino (PUC-Campinas)
Dr. José Afonso Chaves (UNICAP)
Dr. Luis Américo Silva Bonfim (UFS)
Dr. Luiz Carlos Susin (PUCRS)
Dr. Márcio Fabri dos Anjos (Instituto São Paulo de Estudos Superiores)
Dr. Marcos Vinicius de Freitas Reis (UNIFAP)
Dra. Maria Clara Lucchetti Bingermer (PUC-Rio)
Dra. Maria Jeane dos Santos Alves (UFS)
Dr. Martín Gil Plata (Fundación Universitaria Monserrate da Arquidiocese de Bogotá)
Dr. Moisés Sbardelotto (PUC Minas)
Dr. Paulo Fernando Carneiro de Andrade (PUC-Rio)
Dra. Rosemary Francisca Neves (PUC Goiás)
Dr. Sinivaldo Silva Tavares (FAJE)
Dr. Juan Carlos ALby
Dr. Karina Edith Ordóñez Torres
Dr. Carlos Mendonza- Álvares

HOSPEDAGEM

Front Hotel Expominas
Rua Curral del Rei, 598, Belo Horizonte
Reserve aqui ou reservas@fronthoteis.com.br
Aproximadamente 15 minutos de Uber ou Táxi até o local do evento.
(Não é recomendado realizar este percurso a pé)

Percurso de ~4km

Ímpar Suítes Expominas

Rua Campos Salles, 664, Belo Horizonte
Reserve aqui
Aproximadamente 10 minutos de Uber ou Táxi até o local do evento.
(Não é recomendado realizar este percurso a pé)

Percurso de ~3km.

Casa de Retiros São José
Av. Itaú, 475 - Dom Bosco, Belo Horizonte - MG, 30850-035
Reserve pelo e-mail contato@casaderetirossaojose.com.br ou (31) 3411 5040
Aproximadamente 20 minutos a pé até o local do evento, ou 5 minutos de Uber ou Táxi.
(Caminhada em um percurso íngreme de ~1,5 km)

Hotel Beaga Convention Expominas by MHB
Av. Amazonas, 5110, Nova Suissa, Belo Horizonte - MG, 30421 026
Reserve aqui ou (31) 3064 6900
Aproximadamente 8 minutos de Uber ou Táxi até o local do evento.
(Não é recomendado realizar este percurso a pé)
Percurso de ~2km.

 

PROGRAMAÇÃO
FORMATO HÍBRIDO

Presencial: Auditório João Paulo II – PUC Minas
On-line: As transmissões serão realizadas pelo site do Congresso da SOTER

(A transmissão on-line será exclusiva aos participantes inscritos e com o pagamento confirmado.)

Atenção: A programação do Congresso encontra-se em elaboração, alguns eventos e nomes de participantes podem sofrer alterações.

7 DE JULHO (SEGUNDA-FEIRA)

14h: Reunião da Diretoria, Comissão Organizadora e Comissão Científica (on-line)
15h: Reunião com os coordenadores dos GTs e FTs (on-line)
16h: Reunião da Diretoria com os Conselheiros Regionais (on-line)

8 DE JULHO (TERÇA-FEIRA)

8h às 14h: Visitas turísticas religiosas na região de Belo Horizonte
Saída/Chegada: Casa Emaús

  • Opção A: Cidade histórica de Sabará (viagem de 1h) (a definir)
  • Opção B: Visitas turísticas na região de Belo Horizonte (a definir)

14h: Retorno a Belo Horizonte

16h: Credenciamento presencial - PUC Minas

17h: Abertura “Ato Cultural” - Apresentação da Diretoria da SOTER

18h: Conferência de Abertura: ¿Guerreros culturales o artesanos de la paz? El desafío de la Esperanza
Palestrante: Prof. Dr. José Antônio Rosas Amor
Moderador: Prof. Dr. Geraldo De Mori

19h: Conferência: Cenário de Tendências religiosas no Brasil hoje
Palestrante: Prof. Dr. João Décio Passos
Moderador: Profa. Dra. Rosa Maria Ramalho

20h: Encerramento do 1º dia

9 DE JULHO (QUARTA-FEIRA)

7h30: Credenciamento presencial
8h: Acolhida dos participantes e Momento de reflexão

8h30: Conferência: O Sagrado sob um olhar Crítico
Palestrante 1: Prof. Dr. João de Fernandes Teixeira: Religiões e o Fascínio do Sagrado
Palestrante 2: Prof. Dr. Ricardo Gonçalves Castro: Despatriarcalizar o sagrado. Uma análise a partir da teologia política decolonial, da violência religiosa contemporânea.
Moderadora: Profa. Dra. Carolina Teles Lemos

10h: Coffee break

10h30: Conferência: Questões de Fundamentos Religiosos
Palestrante 1: Prof. Dr. Daniel Rocha: De pesadelos apocalípticos a sonhos de Domínio: expectativas escatológicas pentecostais entre crenças e práticas
Palestrante 2: Prof. Dr. Jung Mo Sung: Epistemologias teológicas e lugares sociais da religião
Moderadora:  Profa. Dra. Márcia Elói Rodrigues

11h40: Debates

12h: Intervalo para almoço

14h: Comunicações GTs/FTs (on-line)
GTs - Grupo de Trabalho
FTs- Fóruns Temáticos
IC - Iniciação Científica

16h30: Coffee break.

17h: Reuniões dos Regionais da SOTER (on-line e presencial)
Regional Norte 1 Regional Nordeste
Regional Centro-Oeste
Regional São Paulo
Regional Sudeste
Regional Sul

Noite Livre.

10 DE JULHO (QUINTA-FEIRA)

8h: Acolhida dos participantes e Momento de reflexão
Responsáveis: Rede Brasileira de Teólogas

8h30: Conferência: 60 Anos do Concílio Vaticano II
Palestrante 1: Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães Mol: “Perspectivas abertas pelo Pontificado do Papa Francisco”
Palestrante 2: Profa. Dra. Maria Clara Bingemer
Moderador: Prof. Dr. Rodrigo Coppe Caldeira

10h: Coffee break

10h30: Painel: 40 Anos da SOTER
Palestrante 1: Prof. Dr. Márcio Fabri dos Anjos
Palestrante 2: Prof. Dr. Luiz Carlos Susin
Palestrante 3: Prof. Dr. Paulo Fernando Carneiro de Andrade
Moderadora: Profa. Dra. Clélia Peretti

11h30: Lançamento do Livro Prêmio SOTER/Paulinas de Teses (presencial e on-line).
12h: Intervalo para almoço

14h: Comunicações GTs / FTs (on-line)
GT - Grupo de Trabalho
FT - Fóruns Temáticos

16h30: Coffee break

17h: Assembleia Eletiva da SOTER
Exclusiva para sócios/sócias da SOTER (presencial)

19h30: Lançamento de livros.

20h30: Conferência do vencedor: “Prêmio Afonso Maria Ligório Soares” de Teses SOTER/Paulinas.
Palestrante: Prof. Dr. Matheus da Silva Bernardes

21h30: Confraternização: Coffee break.

11 DE JULHO (SEXTA-FEIRA)

8h: Acolhida dos participantes e Momento de reflexão (presencial e on-line)

08h30: Conferência: Religiões no Atual Cenário Mundial: Sinais de Esperança numa Era de Trevas.
Palestrante: Prof. Dr. Pedro A. Ribeiro Oliveira
Moderador: Prof. Dr. Márcio Fabri dos Anjos

10h: Tomada de Posse da Diretoria Eleita
Perspectivas da SOTER para o Triênio

10h45: Palavra de Encerramento do 37º Congresso Internacional da SOTER.

11h30: Coffee break de encerramento e despedidas.

INSCRIÇÕES
INVESTIMENTO

Investimento:

Estudantes de Graduação:
Online ou Presencial:
Lote 1 (até 01/04): R$ 110,00
Lote 2 (até 01/05): R$ 130,00
Lote 3 (até 01/06): R$ 160,00
Lote 4 (até 04/07): R$ 190,00
Lote 5 (durante o Congresso): R$ 210,00

Estudantes de Pós-Graduação:
Online ou Presencial:
Lote 1 (até 01/04): R$ 190,00
Lote 2 (até 01/05): R$ 210,00
Lote 3 (até 01/06): R$ 230,00
Lote 4 (até 04/07): R$ 260,00
Lote 5 (durante o Congresso): R$ 290,00

Público em Geral:
Online ou Presencial:
Lote 1 (até 01/04): R$ 190,00
Lote 2 (até 01/05): R$ 210,00
Lote 3 (até 01/06): R$ 230,00
Lote 4 (até 04/07): R$ 260,00
Lote 5 (durante o Congresso): R$ 290,00

Professores:
Online ou Presencial:
Lote 1 (até 01/04): R$ 270,00
Lote 2 (até 01/05): R$ 290,00
Lote 3 (até 01/06): R$ 310,00
Lote 4 (até 04/07): R$ 340,00
Lote 5 (durante o Congresso): R$ 370,00

Coordenadores de GT e FT:
Online ou Presencial:
Lote Único (até 15/03): R$ 250,00

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA USO DE DADOS PESSOAIS

Ao me cadastrar para participação no Congresso SOTER, autorizo o compartilhamento dos meus dados pessoais e declaro estar ciente e de acordo com os Termos de Uso de Dados da SOTER para o gerenciamento de seus eventos, conforme as disposições abaixo:

A) Armazenamento dos Dados
1. Declaro estar ciente de que meus dados pessoais serão armazenados e utilizados pela SOTER para a gestão do Congresso no qual me inscrevi, bem como para futuros eventos promovidos pela instituição.
2. Os dados permanecerão armazenados em ambiente seguro, no banco de dados online contratado pela SOTER (HostGator), o qual dispõe de conexão protegida por certificado de segurança SSL e monitoramento contra invasões e malwares.

B) Utilização dos Dados
Os seguintes dados pessoais poderão ser utilizados exclusivamente para a gestão do evento:
1. Nome completo, CPF, e-mail e endereço:
- Emissão de boletos, recibos e comprovantes;
- Controle de presença no evento.

2. Nome completo:
- Emissão de crachás, credenciais e certificados;
- Publicação em Caderno de Resumos, Programação e Anais, em formato físico ou digital;
- Divulgação no site do Congresso, em caso de aprovação de proposta de comunicação enviada.

C) Compartilhamento e Divulgação dos Dados
Os dados pessoais não serão compartilhados com terceiros, salvo se estritamente necessário para a realização do Congresso no qual me inscrevi, conforme as hipóteses abaixo:
- Geração de boletos: Banco SICREDI e PayPal;
- Transmissão online e controle de presença digital: Serviços contratados para viabilização do evento.

D) Comunicação e Contato
1. Autorizo o contato por e-mail exclusivamente para o envio de mensagens relacionadas ao evento, incluindo login, senha, boletos, comprovantes, certificados, suporte ao usuário e notificações essenciais. Não serão enviados conteúdos promocionais que não estejam diretamente vinculados ao Congresso.
2. O contato telefônico somente será realizado mediante minha autorização expressa.
3. Autorizo o envio, por e-mail, de eventuais atualizações nos Termos de Uso de Dados, podendo solicitar meu descadastramento caso não concorde com novas políticas adotadas.

E) Exclusão dos Dados
1. Tenho ciência de que posso solicitar a exclusão dos meus dados pessoais a qualquer momento. No entanto, ao fazê-lo, não poderei mais participar dos eventos promovidos pela SOTER.
2. A solicitação de exclusão dos dados não gera direito a reembolso de quaisquer valores pagos a título de taxa de inscrição.

TERMOS DE ACEITE PARA PARTICIPAÇÃO NO CONGRESSO

1) Declaro estar ciente de que o Congresso será realizado na modalidade híbrida, com atividades presenciais e transmissão online. O acesso será restrito aos participantes devidamente inscritos e com a inscrição quitada.

2) Na hipótese de inscrição paga, reconheço que, após a quitação do boleto, não haverá direito à devolução do valor pago em caso de desistência.

3) Autorizo o envio de comunicações por e-mail contendo informações exclusivamente relacionadas à organização e realização do Congresso.

4) Autorizo a utilização dos meus dados pessoais para fins de emissão do boleto de inscrição, em parceria com o Banco SICREDI e/ou PayPal.

5) Ao utilizar câmera e/ou microfone durante a transmissão online, bem como ao participar presencialmente de plenárias do Congresso, concedo, de forma expressa e irrevogável, autorização para uso da minha imagem e voz, sem finalidade comercial, nos seguintes termos:
a) Divulgação da minha imagem, foto e/ou áudio nas redes sociais institucionais da SOTER;

b) Gravação integral do 37º Congresso Internacional da SOTER, a ser realizado presencialmente e online no período de 8 a 11 de julho de 2025;

c) Publicação das gravações referidas no item anterior, no hotsite do Congresso, no site oficial da SOTER e contas oficiais da SOTER nas redes sociais, como Instagram, Youtube, Facebook e X; sendo estas disponibilizadas em acesso aberto, sem previsão de qualquer pagamento a título de direitos autorais.

Faça sua inscrição:
COMUNICAÇÕES
COMUNICAÇÕES

GT 1 - Religiões de Matriz Africana no Brasil: memórias, narrativas e símbolos de religiosidade
GT 2 - Perspectivas Cósmica e Pneumatológicas da Cristologia
GT 3 - Memória, História e Comunicação nas Religiões
GT 4 - Exegese e Teologia Bíblica
GT 5 - Mística e Espiritualidade
GT 6 - Religião, Religiosidades e Educação
GT 7 - Teologia no Espaço Público e Contemporâneo
GT 8 - Religião, Política e Espaço Público
GT 9 - Teologia(s) da Libertação
GT 10 - Filosofia da Religião
GT 11 - Religião, Ecologia e Cidadania Planetária
GT 12 - Religião, Arte e Literatura
GT 13 - Protestantismo
GT 14 - Espiritualidades, Pluralidades e Diálogos
GT 15 - Teologia Prática e Formação numa Perspectiva Interdisciplinar
GT 16 - Religiões Afro-Brasileiras, Interculturalidade e Educação
GT 17 - Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade
GT 18 - Comunicação, Teologia e Religiosidades
GT 19 - Gênero, Religião e Violências: Questões Contemporâneas
GT 20 - História do Cristianismo na América Latina e no Caribe
GT 21 - Políticas de Proteção Contra Violência e Abuso Sexual e Moral
GT 22 - Pessoas Sem Religião, Nova Era, Novos Movimentos Religiosos e Espiritualidades Laicas
GT 23 - Religião, Patrimônio Cultural e Turismo Religioso

FT 1 - Espiritualidade Cristã no Mundo Contemporâneo
FT 2 - Juventudes e as Crises Mundiais Contemporâneas: Religiosidades, Subjetividades e Teologias Subjacentes
FT 3 - Psicologia, Espiritualidade/Religiosidade – Interfaces e Perspectivas
FT 4 - Religiões, Economia e Política
FT 5 - Teologia, Educação e Direitos Humanos: Desafios Históricos e Culturais
FT 6 - Interculturalidade e Religião
FT 7 - A Interdisciplinaridade da Vivência e Discurso Litúrgico-Sacramental
FT 8 - O Ecumenismo na América Latina: Percursos, Desafios e Perspectivas
FT 9 - Povos Tradicionais: Religiosidade, Festas, Ensino, Rituais e Pajelança na Amazônia
FT 10 - Fronteiras do Imaginário Religioso
FT 11 - Fenomenologia, Hermenêutica e Teologia: Horizontes Contemporâneos
FT 12 - Ecologia Integral & Arquitetura do Cuidado Ecumênico
FT 13 - Espiritismo em Kardec: sua relevância na história das religiões e dos movimentos filosófico-religiosos
FT 14 - Iniciação Científica

EMENTAS DOS GTS

GT 1 - Religiões de Matriz Africana no Brasil: memórias, narrativas e símbolos de religiosidade
Dra. Zuleica Dantas Pereira Campos (PPG-CR UNICAP)
Dr. Luís Tomás Domingos (PPGA/ UFC-UNILAB)

O campo de produção de pesquisas acerca das religiões afro-brasileiras é amplo e já sedimentado. Interpretadas, por um lado, como reprodução da África no Brasil, e por outro, como espaços históricos de resistência da população negra, as religiões afro-brasileira pode ser entendida como um complexo das diversas tradições religiosas trazidas para o Brasil pelos negros africanos escravizados e que surge de um processo híbrido e sincrético proveniente de um confronto de valores lusos, ameríndios e afro-brasileiros e não como uma fusão de elementos diferenciados. Este grupo de trabalho pretende ser espaço de diálogo, análise e reflexão sobre as diversas percepções e abordagens sobre essas religiões. Tem como objetivo explorar o contexto sócio-histórico e cultural em que as religiões afro-brasileiras se construíram no Brasil, não se limitando a reproduzir o passado, mas se desconstruindo e reconstruindo em interface com outras religiões, como o espiritismo, as religiões indígenas, o catolicismo, e outras religiões e crenças que vêm influenciando na formação no imaginário cultural e religioso do país. Dessa forma, as diferenças étnico/religiosas no Brasil nos interpelam e nos induzem a reflexões tais como: de que forma as narrativas, memórias e símbolos são construídos e interpretados no "novo mundo" e em particular na sociedade brasileira? Como ocorrem as experiências na religiosidade das populações Afro-brasileiras e indígenas? Como se manifesta a espiritualidade? Por conseguinte, o GT analisará, de forma, plural e interdisciplinar as diversas temáticas relacionadas a essas religiões.

 

GT 2 - PERSPECTIVAS CÓSMICA E PNEUMATOLÓGICAS DA CRISTOLOGIA
Dra. Aparecida Maria de Vasconcelos (FAJE)
Dr. Paulo Sérgio Carrara (ITESP)

O cenário de um mundo dominado pela ciência e tecnologia e o Homo oeconomicus estão exigindo da fé cristã novas leituras de sua doutrina, do seu discurso teológico, bem como a apropriação de novas linguagens em seus trabalhos evangelizadores e diálogo com o mundo. A cristologia, como área central da teologia, abre-se para as dimensões cósmica cristofânica e pneumatológica. A Comissão Teológica Internacional (Documentos 1969-1996. Veinticinco anos de servicio a la teología de la Iglesia), evidencia a necessidade de aprofundamento destas dimensões, pois, embora não suficientemente estudadas, guardam uma grande riqueza e densidade de significado. Εste GT tem como objetivo acolher propostas de comunicações dentro desses dois campos, abrindo espaço para o diálogo com outras áreas do conhecimento, mormente a socioambiental, cujas linhas de pesquisa possam proporcionar fecundo diálogo com a teologia (cristologia-pneumatologia).

 

GT 3 - Memória, História e Comunicação nas Religiões
Dr. Rodrigo Follis (Unasp/SP)
Dr. Fábio Augusto Darius (Unasp/SP)
Dr. Cícero Bezerra (Uninter/PR)
Dra. Vanessa Meira (Unasp/SP)
Dra. Flávia Medeiros (Metodista/SP)

O Grupo de Trabalho (GT) Memória, História e Comunicação nas Religiões propõe uma análise ampla das relações entre religião e memória, em âmbitos coletivo e individual, contemplando ainda os campos da comunicação, educação, história, teologia e ciências sociais. O foco está em investigar como as tradições religiosas são lembradas, reinterpretadas, ensinadas e perpetuadas, bem como entender de que forma eventos históricos influenciam crenças e práticas religiosas na contemporaneidade ou ao longo da história. Pretende-se também examinar a formação da imagem pública das religiões e a disseminação de discursos teológicos ou religiosos, avaliando seu impacto teológico, cultural e/ou político. Além disso, é possível refletir sobre a influência das tecnologias digitais e das mídias interativas na conservação e circulação do saber religioso. A proposta visa abarcar a complexidade do fenômeno religioso na sociedade contemporânea, promovendo reflexões sobre as diversas expressões religiosas em suas dimensões sociais, culturais, tecnológicas, teológicas e educacionais.

 

GT 4 - EXEGESE E TEOLOGIA BÍBLICA
Dr. Nelson Maria Brechó da Silva (FAJOPA)
Dra. Rita Maria Gomes (UNICAP)
Dra. Márcia Eloi Rodrigues (FAJE-BH)

Este GT acolhe e inter-relaciona estudiosos da Bíblia e demais pessoas interessadas em temáticas bíblicas, proporcionando o compartilhamento de estudos nesse campo, em vista a abrir e ampliar horizontes de abordagens, métodos de leitura, interpretações e recepção do texto sagrado, numa linha ecumênica e em diálogo com a contemporaneidade, através do campo da Teologia e Ciências da Religião. Nesse sentido, propiciar, por um lado, a exegese bíblica com o apoio da análise literário-estrutural: texto e tradução; delimitação e estrutura; análise linguístico-sintática; análise literária; semântica; pragmática e hermenêutica. Por outro, proporcionar a teologia bíblica na compreensão e no comentário dos eixos teológicos mais significativos no estudo bíblico. Com efeito, a análise pode ser vinculada à temática do Congresso ou de uma temática livre na área bíblica. A pesquisa a ser apresentada pode ser inicial como também fruto de um amadurecimento acadêmico. Ao almejar a excelência da qualidade dos trabalhos a serem aprovados para discussão e posterior publicação no respectivo Congresso da Soter, o Grupo se reserva o direito de aprovar a inclusão em seus trabalhos tão somente daquelas propostas que representem real contribuição para o avanço dos estudos bíblicos, quer na área da Exegese, quer da Teologia Bíblica.

 

GT 5 - Mística e Espiritualidade
Dra. Ceci Maria Costa Baptista Mariani (PUC Campinas)
Dra. Maria José Caldeira do Amaral (Labô - PUCSP)
Dr. Carlos Frederico Barboza de Souza (PUCMG)

O Grupo de Trabalho (GT) Mística e Espiritualidade é um espaço de pesquisa e discussão que reúne pesquisadores, autores, professores e estudantes. Seu foco é o estudo da experiência espiritual e mística em contextos amplos, considerando a história das religiões universais. Nesse contexto, o GT enfrenta desafios como a construção conceitual, a tendência à apologia e ao proselitismo, bem como a autenticidade metodológica. Além disso, busca aprofundar a compreensão dos textos místicos e dos santos, profetas e mestres. A abordagem é interdisciplinar, dialogando, a partir da Teologia e Ciências da Religião, com áreas como Psicologia, Filosofia, História, Literatura, Arte, Tecnologia, Sociologia, Política, Economia e Biologia. Essa perspectiva enriquece o debate contemporâneo sobre a experiência do divino e do sagrado. Os objetivos principais do GT são avançar no diálogo interdisciplinar e promover reflexões éticas, estéticas, epistêmicas e morais sobre a experiência mística e espiritual humana. Essa pesquisa busca ampliar e aprofundar nossa compreensão do divino e do sagrado, considerando sua relevância tanto no âmbito individual quanto coletivo.

 

GT 6 - RELIGIÃO, RELIGIOSIDADES E EDUCAÇÃO
Dr. Marcos Vinicius de Freitas Reis (UNIFAP-UEMA)
Dra. Aurenéa Maria de Oliveira (UFPE)

Este GT organiza estudos e pesquisas que envolvem a relação religião e educação. Neste aspecto, dialogamos com a Teologia, as Ciências da Religião, a Educação e áreas afins, na perspectiva de entender os diferentes processos de ensino e aprendizagem nos espaços sagrados, escolares e comunitários, sublinhando o campo da formação religiosa/transcendental, este entendido como educacional à medida que, entre outros, dialoga com significados de vida e de mundos. Sendo assim, não somente o Ensino Religioso entra neste debate como igualmente, as conexões de leituras religiosas, nos mais variados tempos históricos, às questões de gênero, etnia, racial, ambiental, povos originários, refugiados, educação popular, educação no campo, educação quilombola, espaços confessionais, linhas formativas de instituições religiosas e não religiosas que dialogam com a questão do sagrado, imigrantes e outros grupos subalternizados. Propomos discutir os processos pedagógicos presentes em espaços sagrados a exemplo de templos religiosos, escolas religiosas e não religiosas, eventos religiosos e outros formatos de espaços. Neste aspecto, este GT também discute as relações entre o religioso e o político na perspectiva das políticas educacionais em suas interfaces com os projetos de Lei, a BNCC e outras iniciativas que podem ou não de ir encontro à laicização do estado, promovendo racismos e processos de intolerância religiosa, inviabilizando a alteridade. Diante disso, são nossos objetivos: proporcionar espaços de diálogos entre os pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados na troca de experiências e saberes a partir do campo de atuação em tela; formar uma rede de contato para pensar coletivamente em atividades de pesquisa, extensão e ensino nesta área; conhecer novas metodologias de investigação científica; estimular produções e publicações científicas.

 

GT 7 - TEOLOGIA NO ESPAÇO PÚBLICO E CONTEMPORÂNEO
Dr. Érico Hammes (PUCPR)
Dr. João Décio Passos (PUC SP)
Dr. Vítor Galdino Feller (Faculdade Católica de Santa Catarina)
Dr. Welder Lancieri Marchini (FAJOPA)

O GT aborda a Teologia enquanto Ciência da Fé que, ao refletir sobre os desafios da realidade, das relações sociais e internacionais, repensa os seus temas fundamentais e contribui para novas compreensões do papel da fé na sociedade atual. Como principais objetivos se propõe: 1) Dialogar com os avanços científicos e tecnológicos; 2) Pensar uma compreensão transformadora da existência de fé no contexto político e social do País; 3) Trazer à consciência religiosa a necessidade de superação da violência em suas diferentes manifestações; 4) Repercutir teologicamente os movimentos mundiais decorrentes dos processos de globalização e comunicação; 5) Refletir a relação da religião e, portanto, da Teologia, com a política e os processos sociais.

 

GT 8 - Religião, Política e Espaço Público
Dra. Claudete Beise Ulrich (FUV)
Dr. Glauco Barsalini (PUC-Campinas)
Dr. Douglas Barros (PUC-Campinas)
Dr. Rodrigo Coppe Caldeira (PUC Minas)

As relações entre religião, política e espaço público emergiram, nas últimas décadas, como um dos temas principais dentre os estudos do fenômeno religioso na contemporaneidade. No bojo das reflexões sobre o processo de secularização estão a emergência de novas formas de expressão religiosa e sua influência na esfera política das sociedades ocidentais, o que tem mobilizado muitos pesquisadores à reflexão, inclusive, acerca dos novos papéis que os agentes religiosos desempenham no debate público. A questão da laicidade e o lugar que as religiões devem ocupar nesse debate são centrais para este Grupo de Trabalho. Este GT perscruta e discute, na sua abrangência, as questões que envolvem as relações entre a religião, a política e o espaço público secularizado, tendo em vista concepções teóricas convergentes ou não entre si, com especial atenção às que apostam na possibilidade de construção de um lugar religioso de caráter público junto ao Estado e às que, antagonicamente, questionam tal possibilidade, propondo um lócus religioso fora dos limites do Estado.

 

GT 9 - Teologia (s) da Libertação
Dr. Paulo Agostinho Nogueira Baptista (PUC Minas)
Dr. Benedito Ferraro (PUC Campinas)
Dr. Francisco das Chagas Albuquerque (FAJE)
Dr. Edward Neves Monteiro de Barros Guimarães (PUC Minas)

Ementa: A Teologia da Libertação, surgida na América Latina em um contexto marcado pelo Vaticano e pela Conferência de Medellín, representa uma nova maneira de pensar e praticar a teologia, desafiando os paradigmas clássicos europeus. Esta teologia, que se tornou universal, aborda questões de libertação, incluindo gênero, minorias, desigualdade sistêmica, neoliberalismo, racismo estrutural e a influência da racionalidade instrumental na economia, trabalho, política, meio ambiente e relações sociais. Ela também promove discussões sobre o método teológico, a relação entre teologias e religiões, e a hermenêutica da mensagem cristã no contexto de libertação e pluralismo religioso e cultural. A Teologia da Libertação ampliou sua presença internacional através dos Fóruns Sociais Mundiais e do Fórum Mundial de Teologia da Libertação. Este Grupo de Trabalho, ativo desde 2011 na SOTER e desde 2013 na ANPTECRE, continua a promover debates sobre teologia e libertação, abordando questões teóricas, metodológicas e práticas.

 

GT 10 - Filosofia da Religião
Dr. Agnaldo Cuoco Portugal (UNB)
Dr. Paulo Sérgio Lopes Gonçalves (PUC-Campinas)

O GT de Filosofia da Religião da SOTER vincula-se aos interesses da pesquisa no campo de conhecimento que pretende desenvolver uma investigação de natureza filosófica sobre as questões relativas ao fenômeno religioso. Os temas abordados devem ser referentes a um dos seguintes subgrupos temáticos, claramente identificados no envio das propostas: a) filosofia da religião e o problema de Deus, ou, b) pressupostos filosóficos-conceituais da relação entre religião e contemporaneidade.

 

GT 11 - RELIGIÃO ECOLOGIA E CIDADANIA PLANETÁRIA
Dr. Afonso Tadeu Murad (FAJE)
Dr. Luiz Carlos Susin (PUCRS)
Dr. Carlos Alberto Motta Cunha (PUC Minas)
Dr. André Luiz Rodrigues da Silva (PUC Rio)

O GT "Religião, Ecologia e Cidadania Planetária" acolhe pesquisas que abordam questões teóricas e experiências propositivas sobre a relação entre Religião, Teologia, Cuidado com a Terra e Novos Paradigmas. Desde 2011, o grupo fomenta estudos visando uma ética do cuidado e a responsabilidade pelo Bem Comum. Muitas tradições religiosas ressaltam o papel humano como parte integrante da criação, reconhecendo sua sacralidade. O GT nos convoca a transcender fronteiras culturais e nacionais, promovendo ações coletivas em defesa da dignidade eco-humana. O tema apresentado merece atenção especial neste ano, em que se reflete sobre a Ecologia Integral, a emergência climática e a realização da COP30 em Belém. Serão aceitas comunicações que: (1) abordem questões teóricas no debate atual da Teologia, das Ciências da Religião e de outras áreas do conhecimento acerca do tema; (2) analisem experiências de formação da consciência ecológica/planetária; (3) apresentem dados de pesquisa empírica sobre o assunto; (4) reflitam sobre as espiritualidades que afloram de práticas em favor da sustentabilidade e do Bem-Viver; (5) avancem na reflexão acerca da Ecologia Integral e das mudanças climáticas. O GT será realizado juntamente com o seminário de grupos de pesquisa que trabalham essas temáticas. Pede-se aos proponentes de comunicação que permaneçam conectados durante todo o tempo do GT, para enriquecer a discussão e realizar a elaboração coletiva do conhecimento.

 

GT 12 - RELIGIÃO, ARTE E LITERATURA
Dr. Antônio Geraldo Cantarela (PUC Minas)
Dr. Carlos Ribeiro Caldas Filho (PUC-Minas)
Dr. Marcio Cappelli Aló Lopes (PUC Campinas)
Dr. Paulo Nogueira (PUC Campinas)

O GT visa oferecer espaço para o debate acadêmico em torno das interações da arte com a religião. No Brasil, o foco desse debate dirigiu-se primeiro às relações entre literatura e teologia. O diálogo entre as duas áreas, cunhado sob o nome "teopoética", apresenta-se há algumas décadas como uma atividade acadêmica consolidada, marcada por variados vieses de leitura, ora pendendo para o interesse religioso, ora para a crítica literária. Na esteira da teopoética, ampliou-se o debate sobre as interfaces entre religião e arte, incluindo-se, além da literatura, outras manifestações artísticas, como a música, o teatro, a dança, as artes visuais, o cinema, as HQs, a cultura pop em geral. O GT objetiva acolher as leituras acerca desses variados modos de relação entre religião e arte, bem como sua discussão no arco teórico mais amplo das relações entre religião e linguagem.

 

GT 13 - Protestantismo
Dr. Wanderley Pereira da Rosa (Faculdade Unida)
Dr. Ricardo Bitum (Mackenzie)

O GT Protestantismos visa oferecer uma visão abrangente sobre o Protestantismo, desde suas origens até suas manifestações contemporâneas, abordando aspectos históricos, teológicos, sociais e culturais. A inclusão de Teologias protestantes decoloniais (teologias do sul) representa um passo essencial para compreender a diversidade e a riqueza do pensamento teológico protestante à luz dos desafios contemporâneos globais. Esta temática visa explorar como o Protestantismo e suas diversas expressões teológicas respondem e contribuem para o diálogo e a prática em contextos afetados pelo colonialismo e pela necessidade de decolonização, bem como perspectivas originárias do Sul Global. As Teologias Decoloniais surgem como uma crítica ao legado do colonialismo na construção do conhecimento teológico e na prática da igreja. Elas buscam desmantelar as estruturas de poder que marginalizam des não europeias da ao ardentais na teologis cristã, propondo uma releitura da fé perspectivas dos cristã a partir povos historicamente colonialismo. oprimidos reconhecer e esta abordagem enfatiza a importância pelo de valorizar os contextos culturais e históricos específicos na interpretação da fé cristã, promovendo uma teologia que seja verdadeiramente global e inclusiva.

 

GT 14 - Espiritualidades, Pluralidades e Diálogos
Dr. Cláudio de Oliveira Ribeiro (UFJF)
Dr. Gilbraz Aragão (UNICAP)
Dr. Roberlei Panasiewicz (PUC Minas)
Dra. Maria Cecília dos Santos Ribeiro Simões (UFJF)
Dra. Rita Grassi

Grupo de Pesquisa "Espiritualidades, pluralidades, e diálogos" tem foco nas espiritualidades e nos diálogos, investiga a pluralidade religiosa atual e práticas emergentes de diálogo entre religiões, convicções no Brasil, discernindo uma mística transreligiosa em meio às transformações sociais e desenvolvendo um princípio pluralista para refletir sobre o quadro de pluralidade cultural. Desde 2008, o grupo se dedica a criar uma rede interuniversitária, que vem dando maior impulso à reflexão, com eventos e publicações compartilhadas nos seminários anuais do Grupo, além de sessões comuns nos congressos da Soter e da Anptecre. Diante do contexto culturalmente plural em que nos encontramos e que desafia as tradições religiosas, surgem, por um lado, movimentos intolerantes e fundamentalistas e, por outro, oportunidades para o diálogo. Trata-se de reconhecer, no convívio com a diversidade, o que há de único e irrevogável em cada religião e as convergências entre elas. Ao mesmo tempo, é fundamental que se manifeste e se reflita sobre o dinamismo espiritual que está entre e para além das religiões, mesmo daquelas expressões laicas e sem divindades. Os objetivos do GT são: Investigar a pluralidade religiosa atual e as experiências de dígitos e de operação e dam do parte os premiados transreligiosas para o nosso tempo, que é marcadamente de mudanças culturais e de pluralismos sociais. Os diálogos que vêm sendo ensaiados no Brasil, tanto institucionalmente como nos entrelugares periféricos das culturas populares, fazem repensar o compromisso ético das religiões com a promoção da justiça e da assim como, ao mesmo tempo, desafiam as reflexões acadêmicas.

 

GT 15 - Teologia Prática e Formação numa Perspectiva Interdisciplinar
Dra. Gleyds Silva Domingues (Faculdade Batista do Paraná)
Dr. André Phillipe Pereira (Centro Universitário Católica de Santa Catarina)
Dra. Jaci Candiotto (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
Dra. Denise Martins Americo de Souza (Faculdade Teológica Sul Americana)

A Teologia Prática apresentada no espaço da práxis teológica orienta-se para a realidade, a partir da perspectiva do fenômeno social, que emana das inter-relações mantidas e produzidas por homens e mulheres e visa compreender seu significado e suas expressões nas áreas da religião, história, educação, cultura e direito, por intermédio do estudo sobre a formação e constituição de identidades. Este GT propõe refletir sobre o papel da teologia e suas implicações na formação a partir das análises sobre o pensar, agir e sentir de homens e mulheres na Igreja e no mundo. Aprofunda as tarefas da teologia diante das necessidades da vida quotidiana a fim de estabelecer, prevenir e dirimir conflitos. Analisa questões históricas, políticas, educacionais, religiosas e sociais e seu impacto nas estruturas que compõem a sociedade e a práxis na busca da justiça e na promoção dos direitos humanos. Neste GT, pensa-se a Teologia Prática em diálogo com as diferentes áreas do conhecimento, no sentido de compreender o processo de construção, formação e constituição social dos grupos humanos e das identidades. Assim, o GT recepciona pesquisas e ensaios no contexto interdisciplinar, envolvendo temáticas associadas à (ao) linguagem, cultura, gênero, educação, história, tradição, religião, direito e violência(s), que possam contribuir com as discussões sobre estes fenômenos no âmbito da práxis teológica.

 

GT 16 - Religiões Afro-Brasileiras, Interculturalidade e Educação
Dra. Giseli do Prado Siqueira (PUC-MINAS)
Dra. Ângela Cristina Borges (UNIMONTES)

Os desafios impostos pela Modernidade tais como o racismo religioso e as intolerâncias religiosas exigem enfrentamentos onde o diálogo intercultural emerge como imperativo ético. Fundamentalismos e, violências como o epistemicídio afro-religioso fomentam, em direção contrária, o erguimento de movimentos libertários e descolonizadores que vislumbrem as tradições de matriz africana enquanto guardiãs de uma humanidade dada à coletividade e ao diálogo. A interculturalidade, para além da funcionalidade, é proposta para uma educação libertadora, em especial para o componente curricular do Ensino Religioso, que tem como objeto o conhecimento religioso, visando favorecer o reconhecimento, o respeito às histórias, memórias, crenças, convicções e valores de diferentes culturas, tradições religiosas e filosofias de vida. Estimulando a formação de uma postura dialogal, de abertura ao Outro que alicerçam distintos sentidos e significados de vida. Nesta perspectiva se insere este fórum temático que visa incentivar e debater estudos que articulem as Religiões afro-brasileiras, Interculturalidade e Educação, interpelações críticas, libertadoras e descolonizadoras.

 

GT 17: Interface Bioética, Saúde e Espiritualidade
Dr. Waldir Souza (PPGT PUCPR; PPGB PUCPR)
Dr. Paulo Franco Taitson (PUCM - Hospital São Francisco de Assis / Belo Horizonte)
Dr. Márcio Luiz Fernandes (PPGT PUCPR)
Dra. Mary Rute Gomes Esperandio (PPGT PUCPR; PPGB PUCPR)

O conceito de saúde abrange a totalidade do ser humano, a dimensão espiritual que a integra tem particular relevância em nossos tempos. As práticas para o cuidado espiritual, especialmente em Cuidados Paliativos pedem a contribuição da Teologia e Bioética de modo a promover a qualidade de vida e a dignidade na morte. Em tempos de pluralidade e interculturalidade, assim como os cuidados médicos, o voluntariado e a atividade pastoral das confessionalidades religiosas precisam de fundamentos e propostas críticas que subsidiem um atendimento espiritual preparado e profissionalizado. Assim, como todas as medicinas, o cuidado com a questão do espírito deve ser oferecido com o máximo de qualidade. Este contexto corresponde às pretensões da Política Nacional de Humanização (PNH) que considera a integralidade do cuidado como um de seus princípios, e que tem como diretriz o acolhimento. O Grupo de Trabalho pretende reunir pesquisadores que atuem a partir desta perspectiva, direcionando seu debate e ampliação das ações que reflitam uma ética do cuidado. Portanto, "que sejam ultrapassadas as fronteiras, muitas vezes rígidas, dos diferentes núcleos de saber/poder que se ocupam da produção da saúde" (BRASIL, 2004) e sejam elaborados fundamentos bioéticos na atividade profissional guiada pelo prisma da fraternidade.

 

GT 18 - Comunicação, Teologia e Religiosidades
Dra. Aline Amaro da Silva (PUC Minas)
Dra. Joana T. Puntel (SEPAC/ITESP)
Dr. Marco Túlio de Sousa (UNASP)
Dr. Moisés Sbardelotto (PUC Minas)

Desde 2022, o GT Comunicação, Teologia e Religiosidades tem se dedicado a estudos que analisam a interface entre fenômenos da comunicação e da religião, com ênfase nas áreas de Teologia, Ciências da Religião e Comunicação. Com este olhar interdisciplinar, busca-se promover a reflexão e o aprofundamento de estudos que visam a compreender as transformações nas religiosidades, espiritualidades, igrejas e sociedades marcadas pelas mudanças de paradigma comunicacional ao longo da história e, no cenário contemporâneo, caracterizado por um processo de midiatização e pela cultura digital. A interação entre mídia e religião, e o diálogo entre fé e cultura contemporânea levantam questões importantes para o debate teológico e o diálogo ecumênico e inter-religioso. Este GT abrange pesquisas teóricas ou empíricas sobre as seguintes temáticas: mediações e midiatização da religião; novas formas comunicativas na vivência das religiões, religiosidades e espiritualidades; questões teológicas emergentes a partir dos processos midiáticos contemporâneos; transformações no campo religioso e teológico na cultura digital; inteligências artificiais, algoritmos e religião; influenciadores digitais da fé e plataformas digitais; mídias religiosas e representações religiosas nas mídias seculares; religião e desinformação; iniciativas comunicacionais nas igrejas e pastorais; religiões e cultura pop; liturgia, ritualidades e comunicação; cinema, audiovisual e fé; jornalismo, publicidade e religião.

 

GT 19 - Gênero, religião e violências: questões contemporâneas
Dra. Ivenise Teresinha Gonzaga Santinon (PUC-Campinas)
Dra. Maria Cristina Silva Furtado (CEDSEV)

Com base no tema das "Religiões frente às crises mundiais contemporâneas" do Congresso da Soter 2025, e percebendo a necessidade de se transformar realidades e construir esperanças nas igrejas e na cultura em geral, tanto no mundo religioso, como na sociedade, este grupo propõe a ser um espaço de debate transdisciplinar. O grupo abarcará os diversos campos da teologia, ciências da religião, psicologia, economia, pedagogia, sociologia, antropologia, história e filosofia, com a finalidade de abrir diálogo entre essas ciências e promover estudos que busquem novas práticas emancipatórias e fontes de pesquisa nas diversas áreas. Os trabalhos deverão abordar temáticas ligadas ao tema do congresso, gênero, diversidade sexual e religião, refletindo sobre novas perspectivas nas crises mundiais contemporâneas, tanto no campo acadêmico como na convivência comunitária e pastoral, dentro das mais diferentes áreas do conhecimento.

 

GT 20 - História do Cristianismo na América Latina e no Caribe
Dra. Elisângela Maciel (Universidade Católica do Amazonas)
Dr. Lauri Emilio Wirth (Universidade Metodista de São Paulo)
Dra. Marina Santos Correa (Universidade Federal de Sergipe)
Dr. Valdinei Ramos Gandra (UNIARP/Faculdade Refidim)

Este Grupo Temático, promovido pelo Centro de Estudos da História da Igreja na América Latina (CEHILA-BRASIL), visa a agregar pesquisadoras e pesquisadores que trabalham a História do Cristianismo numa perspectiva centrada nas práticas emancipatórias de cristãs e cristãos no continente latino-americano e caribenho. Ao longo de mais de cinco décadas, CEHILA desenvolve uma historiografia crítica do cristianismo, em perspectiva ecumênica, a partir das vítimas e das comunidades excluídas e marginalizadas, a contrapelo das historiografias androcêntricas e laudatórias dos dominantes da história. Fiel a esse horizonte de sentido, o Grupo Temático História do Cristianismo na América Latina e no Caribe pretende ser um espaço de partilha e debate de resultados parciais ou finais de pesquisas que abordam temas relevantes do campo religioso do nosso continente. Sinta-se, pois, desafiada e desafiado a inscrever sua comunicação como contribuição para visibilizar vozes marginalizadas no campo religioso latino-americano e caribenho, com sua diversidade de agentes, práticas religiosas e redes de sentido.

 

GT 21 - "Políticas de proteção contra violência e abuso sexual e moral": prevenção do abuso sexual nas comunidades de igrejas
Dr. César Augusto Kuzma (PUCPR)
Me. Beatriz Gross (PUC-Rio)
Me. Patrícia C. de Paula (PUCPR)

Na busca por um ambiente seguro e acolhedor para todas as pessoas que participam das comunidades eclesiais no Brasil, é fundamental abordar de forma transparente e proativa a questão do abuso sexual e moral, principalmente dos mais vulneráveis -- crianças, adolescentes e mulheres -- especialmente quando se trata de contextos como o ambiente religioso. O respeito e a proteção de cada indivíduo são exigências de uma sociedade cada vez mais atenta aos processos internos das instituições que a compõem. Este grupo de trabalho tem como objetivo principal debater a importância de tornar pública a questão do abuso sexual e moral através de estudos sobre a implementação de medidas eficazes contra o abuso sexual e moral no ambiente das igrejas, incentivando, entre os sócios e sócias, estudos e pesquisas sobre ações preventivas contra a violência sexual e moral, possibilitando que as crianças e adolescentes sejam educados para o fortalecimento da sua autodefesa e que as mulheres sejam respeitadas nos ambientes pastorais em que atuam. Esse GT está iniciando suas atividades no Brasil em parceria com a Ação Episcopal Adveniat, uma instituição da Conferência Episcopal Alemã. Adveniat apoia o trabalho pastoral da Igreja Católica na América Latina e no Caribe.

 

GT 22 - Pessoas Sem Religião, Nova Era, Novos Movimentos Religiosos E Espiritualidades Laicas
Dra. Claudia Danielle de Andrade Ritz (PUC Minas - Universidade Católica Portuguesa)
Dr. Clóvis Ecco (PUC Goiás)
Dra. Daniela Cordovil Corrêa dos Santos (UEPA)
Dr. Flávio Lages Rodrigues (PUC Minas)
Dr. Omar Lucas Perrout Fortes de Sales (UFMG)

Este GT tem como objetivo acolher trabalhos que busquem compreender as características assumidas por indivíduos e grupos religiosos na sociedade contemporânea, a partir de diferentes perspectivas teóricas no âmbito da Ciência da Religião. Almeja lançar luzes sobre as bricolagens e interlocuções feitas pelos novos modos de lidar com a espiritualidade, as denominadas espiritualidades laicas ou não religiosas, compreender o fenômeno dos sem-religião, a Nova Era e os demais Novos Movimentos Religiosos -- e os processos de privatização da religião. Pretende-se reunir trabalhos que lidam com dados empíricos, como também aqueles que levantam questões teóricas pertinentes, suscitando o diálogo com outras ciências. Serão aceitas comunicações decorrentes de pesquisa sobre as novas formas de espiritualidade, o fenômeno dos sem-religião, nova era, os novos movimentos religiosos e as transformações, arranjos, rearranjos, diálogos e interlocuções feitas com vistas à constituição de sentido.

 

GT 23 - RELIGIÃO, PATRIMÔNIO CULTURAL E TURISMO RELIGIOSO
Dr. Aurino José Góis (PUC Minas)
Doutorando Dener Antônio Chaves (UFMG)
Dr. Tiago Tadeu Contiero (Claretiano/SP)

A cultura é o lugar da identidade e da memória de determinado grupo humano, onde está tematizado, de forma diversa, projeto de vida. A Religião corresponde a uma das realidades seu culturais mais significativas, pois é aquela que, de forma especial, tematiza os sentidos possíveis que acompanham a existência do grupo social. O Patrimônio Cultural materializa, integra e salvaguarda essas realidades, conectando passado, presente e futuro. Conhecer, salvaguardar e promover o Patrimônio Cultural é tarefa necessária para revelar e em curso, o Purismo cumpre diversa eu de próton detida, na medida em que possibilita a troca de experiências, o reconhecimento e a valorização do outro e produz uma nova e sustentável economia. O Objetivo deste GT encontra-se em integrar estas realidades em projetos significativos de intervenção social, que abrigará estudos e pesquisas para compreensão fenomenológica das experiências em curso, bem como fortalecer uma rede de articulação em torno de projetos comuns que possam ser acolhidos e desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa do CNPQ "Religião, Patrimônio Cultural e Turismo Religioso", abrigado no Departamento de Ciências da Religião da PUC Minas. O Brasil é depositário de uma diversidade cultural alicerçada historicamente em três grandes matrizes culturais, com grande expressão religiosa, a indígena, a europeia cristã e a africana, codificada em um riquíssimo Patrimônio Cultural material e imaterial, de reconhecido valor universal. O Turismo Religioso brasileiro, em crescimento constante, nos últimos anos, tem mostrado, além de sua relevância econômica, sua vocação social para sensibilizar, integrar, pacificar e transformar bem cultural em Bem Viver.

EMENTAS DOS FTS

FT 1 - Espiritualidade Cristã no Mundo Contemporâneo
Dr. Josimaber Siqueira Rezende (PUCPR)
Dr. Uipirangi Franklin da Silva Câmara (FATEV)

A espiritualidade cristã, em suas diversas expressões, enfrenta desafios e oportunidades no mundo contemporâneo. Diante de um contexto marcado por secularização, pluralismo religioso, crise ambiental, avanço tecnológico e novas dinâmicas socioculturais, a vivência da fé cristã demanda reflexão e renovação. Este fórum temático propõe um espaço de diálogo acadêmico sobre as múltiplas formas de espiritualidade cristã na atualidade, considerando sua relação com a tradição, a experiência pessoal, a comunidade e a esfera pública. Serão abordadas questões como a espiritualidade no cotidiano, a relação entre contemplação e ação, a influência da mística cristã na sociedade, as práticas espirituais em ambientes urbanos e digitais, bem como o papel da espiritualidade na promoção da justiça social e da ecologia integral. Além disso, pretende-se discutir as contribuições da espiritualidade cristã para o diálogo inter-religioso e para a construção de uma ética do cuidado. O fórum acolhe pesquisas teológicas, históricas, filosóficas e interdisciplinares que analisem as expressões contemporâneas da espiritualidade cristã, oferecendo subsídios para a compreensão e o fortalecimento da fé em um mundo em constante transformação.

 

FT 2 - Juventudes e as Crises Mundiais Contemporâneas: Religiosidades, Subjetividades e Teologias Subjacentes
Dr. Igor Adolfo Assaf Mendes (PUAM)
Dr. Flavio Munhoz Sofiati (UFG)
Doutorando Joilson de Souza Toledo (PUC-Rio)
Me. Laísa Silva Campos (UNILESTE-MG)

As juventudes, frequentemente mobilizadas pelas esperanças emergentes nas sociedades, compõem uma categoria social que possibilita o olhar amplificado de fenômenos, dinâmicas e tendências presentes/emergentes no tecido social. Não sendo progressistas ou conservadores por natureza, as juventudes possuem um dinamismo importante para qualquer projeto de permanência/mudança/transformação social frente às crises mundiais em curso. Nas pesquisas contemporâneas, as juventudes são uma realidade plural, assim como sua interface com os fenômenos religiosos. Desta forma, as pesquisas sobre juventudes e religiosidades permitem realizar inferências sobre formas de subjetividade, de sociabilidade e perspectivas teológicas que estejam ganhando corpo nos cenários atuais ou sejam significativas nos embates em curso na sociedade brasileira. Sendo "a janela pela qual o futuro entra no mundo" (Papa Francisco), as juventudes se apresentam como um campo de visualização dos desafios contemporâneos. Aberto não só às diversas juventudes, mas também a distintas matrizes religiosas, o FT se articula como um espaço de socialização de pesquisas que abordam a interface entre juventudes e religiosidades. Incentivamos o diálogo com outros campos do saber com interface com as Ciências da Religião e a Teologia e que nos permitam compreender as religiosidades, as teologias subjacentes e a relação – de conflito ou cooperação – com diferentes formas de esperançar.

 

FT 3 - Psicologia, Espiritualidade/Religiosidade – Interfaces e Perspectivas
Dra. Maria Jeane dos Santos Alves (UFS)
Dr. João Everton da Cruz Santos (PUC Minas)
Dr. Denis Cotta Formiga (PUC Minas)

Este Fórum tem como propósito impulsionar pesquisas concluídas ou em andamento, no campo da psicologia e espiritualidade/religiosidade no mundo contemporâneo. Referimo-nos à religiosidade quando falamos das "disposições humanas que levam a pessoa à capacidade de experimentar fenômenos religiosos", e por espiritualidade as experiências vivenciadas pelos seres humanos que inclui uma dimensão religiosa capaz de produzir sentido. Tal discussão perpassa as questões existenciais, psicológicas e filosóficas. Propomos o estudo da acepção da espiritualidade nesse tempo de valores distintos, que dizem respeito a experiência com o sagrado, com o transcendente, com a imanência e com o inconsciente espiritual. Busca-se refletir acerca dos valores tomados pela sociedade ocidental, fundada na produtividade, no consumo, na competitividade e na centralidade do eu. Considerando a relação entre espiritualidades religiosas ou não, nasce daí outra distinção, entre espiritualidade e religião; onde este "é um sistema solidário de crenças seguintes e de práticas relativas a coisas sagradas". Já a espiritualidade abarca uma amplitude de possibilidades sobre a dimensão do espírito humano, assim como a qualidade de vida, a saúde mental e o diálogo entre psicologia e ciências da religião.

 

FT 4 - Religiões, Economia e Política
Dr. André Ricardo de Souza (UFSCar)
Dra. Tania Cristina Teixeira (PUC Minas)
Me. Eduardo Brasileiro (PUC Minas)

A Economia de Francisco e Clara desenvolveu no Brasil nos últimos cinco anos uma gama de pesquisas sobre religião, teologia, economia, política e educação popular. Essas grandes áreas têm discutido por meio de articuladores ligados ao chamado do Papa Francisco para a Economia de Francisco, propostas que entrelaçam estudos sobre Economia Solidária, Desenvolvimento Territorial, Comunidades Eclesiais de Base, Religiosidade, Mística, Ecumenismo e Juventudes. Essas são algumas interfaces que atravessam o cotidiano deste movimento no Brasil e na América Latina. Portanto, o Fórum Temático (FT) "Religiões, Economia e Política" busca aprofundar as interfaces entre religião, economia e política no desenvolvimento de pesquisas sobre as muitas perspectivas econômicas refletidas pelas religiões, a afirmação e a crítica da economia atual, a elaboração e as práticas de alternativas econômicas e o elã promovido pelas culturas e as religiões em reimaginar formas econômicas de bem viver. Desde o desenvolvimento das tecnologias mais rudimentares até o nosso tempo, o entrelaçamento entre o mito e os rituais e as experiências de realidade material têm se inscrito no espírito das culturas, promovendo cooperações entre as formas econômicas das civilizações e suas representações religiosas na contemporaneidade. Contudo, no período presente tem sido cada vez mais complexo o desafio de imaginar uma realidade para fora do sistema econômico, desde o homo economicus até o neoliberalismo como subjetividade, da criação do sujeito empresa até o realismo capitalista, são horizontes sociais, políticos, econômicos e religiosos que têm se estreitado dado o desenvolvimento das forças capitalistas. Objetivo encontra-se em compreender e estimular pesquisas que desenvolvam interfaces entre religiões, economia e política, com atenção especial às práticas populares que organizam a ciência econômica e política. Esse FT pretende aprofundar narrativas religiosas, políticas, econômicas e culturais, que se entrelaçam e se encontram na formulação de outros mundos possíveis.

 

FT 5 - Teologia, Educação e Direitos Humanos: Desafios Históricos e Culturais
Dra. Clélia Peretti (PPGT - PUCRS)
Dr. Edilmar Cardoso Ribeiro (PUC Chile)
Dr. Everaldo dos Santos Mendes (PPGT - PUCPR; PPGMuseu-UFBA)
Dr. José Cláudio Alves de Oliveira (PPGMuseu-UFBA)
Dr. Tiago de Fraga Gomes (PPGT - PUCRS)
Dr. Rafael Martins Fernandes (PPGT - PUCRS)

Este Fórum Temático – FT se propõe a explorar as interseções entre teologia, educação e direitos humanos como reflexão crítica da práxis histórica. Destarte, acolhe estudos, pesquisas e relatos de experiência que versem sobre os seguintes temas: população negra, indígena e comunidades tradicionais; educação popular; educação museal; antropologia, formação e dignidade humana; teologia, experiência religiosa e pastoral; direitos humanos, saúde e justiça; processos migratórios; processos decisórios em políticas externas e internacionais; desenvolvimento e desigualdades nacionais e internacionais; ex-votos e políticas públicas em educação, saúde e direitos humanos; estudos de paz, resolução de conflitos e gerenciamento de crises; arqueologia, religiões e culturas; narrativas da dor; patrimônios difíceis; cultura de paz, dentre outros.

 

FT 6 - Interculturalidade e Religião
Dr. Ênio José da Costa Brito (PUC/SP)
Dr. Claudio Santana Pimentel (PUC/SP)
Dr. Roberto E. Zwetsch (PPG - Faculdades EST/RS)
Me. Selenir Gonçalves Kronbauer (Faculdades EST/RS)

As mudanças climáticas se tornaram uma das ameaças do século XXI, afetando não só ecossistemas, economias e a vida de milhares de pessoas. A degradação ambiental gera deslocamentos humanos, especialmente dos mais vulneráveis, hoje, denominados refugiados climáticos. Refugiados que não são acolhidos pela Convenção de Genebra, que reconhece apenas a migração por motivos políticos, religiosos, étnicos e de nacionalidade. Falar de refugiados climáticos, no Sul Global, visibiliza a responsabilidade dos governos, da sociedade civil e das religiões. Frente aos eventos climáticos extremos, como inundações, secas, incêndios e aumento do nível do mar, já presentes no Brasil, consideramos crucial abordar o tema dos refugiados climáticos neste FT, uma vez que apenas entre 2013 e 2022 desastres ambientais deslocaram pelo menos 4,2 milhões de pessoas no território brasileiro. O FT Interculturalidade e Religião quer apontar e identificar as contribuições dadas pelas diferentes tradições religiosas presentes no Brasil, por teólogas e teólogos e cientistas da religião ao problema dos deslocamentos humanos devido às mudanças climáticas, na luta por vida digna e respeito por essas pessoas e comunidades.

 

FT 7 - A Interdisciplinaridade da Vivência e Discurso Litúrgico-Sacramental
Dr. Washington da Silva Paranhos (PUC-Rio)
Dr. Creômenes Tenório Maciel (UNICAP)
Dr. Joaquim Fonseca (ISTA)
Dr. Danilo César dos Santos (PUC Minas)

O FT "A interdisciplinaridade da vivência e discurso litúrgico-sacramental" explora a relação entre religião e ações litúrgico-sacramentais com uma abordagem interdisciplinar. Propõe uma visão global e não fragmentada da realidade, promovendo a síntese do conhecimento e da vivência da fé, formando cidadãos cristãos. O cristianismo sempre buscou expressar o pensamento cristão nas culturas, e a teologia cristã é inter, multi e transcultural. Além da teologia, outras disciplinas, como as ciências humanas, também se interessam pelo rito litúrgico-sacramental. O FT aceitará comunicações que (1) discutam questões teóricas da Teologia litúrgico-sacramental, Ciências da Religião e áreas afins; (2) analisem a formação da consciência litúrgica/ritual; (3) apresentem pesquisas empíricas sobre o tema; e (4) reflitam sobre práticas litúrgicas em diferentes culturas e religiões. O evento ocorreu junto com o seminário de Grupos de Pesquisa que abordam essas temáticas.

 

FT 8 - O Ecumenismo na América Latina: Percursos, Desafios e Perspectivas
Dr. Elias Wolff (PPGT/PUCPR)
Dra. Elizabeth Salazar Sanzana (Facultad Evangélica de Teología / Comunidad Teológica Evangélica de Chile)
Dra. Sandra Arenas (Universidad Católica de Temuco, Chile)
Dr. Edivaldo José Bortoleto (Universidade Federal de Vitória)
Dr. Antônio Lopes (Instituto São Boaventura)

Este Fórum Temático se propõe a analisar o ecumenismo na América Latina, identificando os desafios e as perspectivas que se apresentam para a unidade cristã no continente. Seus objetivos são: revisitar, ampliar e atualizar os estudos já realizados sobre o ecumenismo na América Latina, em seus elementos históricos, teológicos, pastorais e espirituais, bem como o vínculo entre a prática ecumênica e as questões socioambientais; desenvolver em perspectiva ecumênica os temas nucleares da fé cristã, analisando os dissensos e as convergências entre diferentes tradições teológicas e doutrinais de diferentes igrejas; articular a proposta de um estatuto epistemológico próprio da teologia ecumênica latino-americana, em seus elementos metodológicos e hermenêuticos.

 

FT 9 - Povos Tradicionais: Religiosidade, Festas, Ensino, Rituais e Pajelança na Amazônia
Dr. Francisco Pinheiro de Assis (UFAC)
Dra. Cydia de Menezes Furtado (UFAC)
Dr. Carlos Paula de Morais (UFAC)
Me. Rogéria Gadelha dos Santos da Silva (UFAC)
Me. Ivone de Oliveira Morais (UFAC)
Dra. Soraia Batista Rodrigues (Faculdade Diocesana São José – FADISI)

O fórum temático surgiu da necessidade dos pesquisadores em Religiões na Amazônia e da Especialização em Ciências das Religiões da Universidade Federal do Acre, em discutir os temas relacionados à Amazônia recorrentes nos trabalhos. A terceira versão do fórum temático é uma possibilidade que discentes e docentes têm em participar e apresentar suas pesquisas. E justifica-se a necessidade de manter o fórum temático para aprimorar o debate da pajelança cabocla, e os rituais da Ayahuasca na Amazônia. Objetiva-se acolher os trabalhos que abordem temáticas relacionadas às diversas religiões, as crises e as separações sejam nas tomadas de decisões no ensino e nas religiões dos povos tradicionais, bem como à religiosidade popular, às festas religiosas e aos rituais. Pretende-se reunir inúmeros trabalhos que discutam os vários aspectos da religiosidade popular, as festividades religiosas, as tomadas de decisões do ensino nas aldeias, os rituais da pajelança dos povos tradicionais e os rituais de cura e benzedeiras. Este é um espaço para debates interdisciplinares, a junção dos vários trabalhos, as várias maneiras de compreender os diversos aspectos que abrangem a temática: as diversas interpretações da religiosidade dentro e fora das aldeias, a presença de elementos religiosos populares existentes na Amazônia e discutir de que maneira às crises mundiais Contemporâneas estão presentes na cultura dos povos originários. Como as crises interferem no universo da floresta, presentes nas lutas e resistências dos povos nativos ao longo dos séculos na Amazônia e de que maneira garantem a sobrevivência da cultura e dos rituais religiosos e a própria sobrevivência dos grupos na floresta.

 

FT 10 - Fronteiras do Imaginário Religioso
Dr. Amauri Carlos Ferreira (PUC Minas)
Dra. Soraia Aparecida Belton Ferreira (Centro Educacional Mineiro)

O imaginário está situado entre os saberes, expressão cunhada por Gilbert Durand (1996) para configurar sua complexidade. Na sociedade brasileira, pesquisas sobre imaginário são raras, porém não inexistentes. Com o avanço de pesquisas trans e multidisciplinares, a relação com o imaginário tem se evidenciado, fato que permite, consequentemente, discutir com mais acuidade a construção do imaginário religioso em suas fronteiras epistemológicas, com vistas a também situá-lo no campo profícuo da interseccionalidade. Ademais, o advento da Inteligência Artificial (IA) convocou uma nova problematização para a construção do imaginário, tendo em vista o aperfeiçoamento de ferramentas e linguagens de acesso ao simbólico, provocando desafios à sociado e de fronteiras do imaginário, toma os as problematizar e compreender as fronteiras do imaginário no que se refere aos fenômenos religiosos, particularmente os brasileiros, e se há impactos da lA nas pesquisas sobre imaginário religioso e seu patrimônio material e imaterial. Este fórum temático pretende acolher comunicações de pesquisas e relatos de experiências que evidenciam a construção do imaginário religioso em temas como. religião e interseccionalidade, ensino religioso, tradições de matriz africana na diáspora, fenômenos religiosos, povos tradicionais, saberes decoloniais, estudos históricos, imaginário religioso e linguagens, imaginário religioso e inteligência artificial, entre outros.

 

FT 11 - Fenomenologia, Hermenêutica e Teologia: Horizontes Contemporâneos
Dr. René Armand Dentz Jr (PUC-MINAS)
Dr. Esdras Costa Bento (FAECAD)
Dr. Donizete José Xavier (PUC-SP)
Dr. Adriani Milli (UNASP)

A relação entre fenomenologia, hermenêutica e teologia abre um campo de investigação que atravessa questões fundamentais sobre a experiência religiosa, a interpretação do sagrado e os desafios da contemporaneidade. Este Fórum temático propõe um diálogo interdisciplinar entre tradições filosóficas e teológicas, explorando os conceitos de experiência, interpretação e sentido que se articulam no discurso teológico e na vivência religiosa.

A fenomenologia, com sua atenção à experiência subjetiva e ao aparecimento do fenômeno, oferece uma abordagem para compreender a revelação e a fé a partir da vivência concreta. Já a hermenêutica, especialmente em sua vertente inspirada por Paul Ricoeur, possibilita uma reflexão sobre a mediação simbólica e narrativa na interpretação dos textos sagrados, das tradições e da identidade religiosa. A teologia, por sua vez, se vê desafiada a dialogar com essas correntes para aprofundar suas reflexões sobre a revelação, a linguagem e o papel da interpretação na formação da subjetividade crente. Entre os temas a serem abordados estão: a contribuição da fenomenologia para a teologia da revelação, a hermenêutica bíblica em diálogo com a filosofia contemporânea, os desafios interpretativos da tradição cristã na era do pluralismo religioso e da secularização, e as interfaces entre experiência mística, simbolismo e narratividade. Este Fórum convida pesquisadores e pesquisadoras interessados em explorar a riqueza desse encontro entre filosofia e teologia, contribuindo para a construção de um pensamento que reconhece a complexidade da experiência religiosa e a necessidade de interpretação na construção do sentido.

 

FT 12 - Ecologia Integral & Arquitetura do Cuidado Ecumênico
Dra. Maria Teresa Cardoso (PUC-Rio)
Dr. Carlos Eduardo Estellita-Lins (Fiocruz)
Dr. Raphael Vianna Mannarino Bezerra (UFRRJ)
Dra. Maria Isabel Pereira Varanda (UCP/Portugal)

O Fórum Temático, criado a partir do Grupo de Pesquisa do CNPq "Ecologia integral arquitetura do cuidado ecumênico", será conduzido por pesquisadores de áreas diversas. Sua orientação visa a modos pertinentes de habitar e de conviver. Em detrimento do fascínio tecnológico impensado, busca-se uma ênfase no bem viver. A perspectiva da construção (inclui desconstrução, destruição, reconstrução) dos comuns fica em lugar de um pressuposto de comunidade, usualmente autoritário e retrógrado, que ignora pesquisas recentes sobre cosmologias, a virada ontológica da antropologia, os problemas do missionarismo contemporâneo. Interessa receber trabalhos situados num leque amplo de diversidade religiosa ou discutindo outros sistemas de pensamento, que busquem um ecumenismo ecológico. No sentido de ter em conta a "oikoumene" na construção da casa comum, pois a casa não está pronta, permanece poluída, ultrajada, é de poucos, vive guerras. Trata-se de colaborar na arquitetura do cuidado ecumênico, em vista de ecologia integral. De ampliar a ecoteologia de modo interdisciplinar.

 

FT 13 - Espiritismo em Kardec: Sua Relevância na História das Religiões e dos Movimentos Filosófico-Religiosos
Dr. Brasil Fernandes de Barros (PUC Minas)
Dra. Adriana Gomes (UNIVERSO)
Dra. Angélica Almeida (Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais)

O Fórum Temático "Espiritismo em Kardec: sua relevância na história das religiões e dos movimentos filosófico-religiosos" tem como objetivo reunir pesquisas que investiguem o Espiritismo desde sua sistematização na França por Allan Kardec até sua propagação e consolidação no Brasil. A proposta é discutir abordagens historiográficas, filosóficas, religiosas e socioculturais que analisem a construção e a difusão da Doutrina Espírita, considerando seus impactos em diferentes contextos históricos e geográficos. Serão acolhidos trabalhos que explorem a recepção das obras de Kardec, as dinâmicas de aceitação e resistência ao Espiritismo na Europa e nas Américas, as transformações doutrinárias e institucionais ao longo do tempo, bem como sua relação com outros movimentos religiosos. Também consideraremos análises sobre as formas de organização dos grupos espíritas, suas práticas e discursos, o papel da imprensa e da literatura na disseminação do pensamento kardequiano e as interfaces do Espiritismo com a ciência e a política. O Fórum busca promover um espaço de diálogo acadêmico qualificado sobre a historicidade do Espiritismo, contribuindo para ampliar o conhecimento sobre seu desenvolvimento e sua relevância na história das religiões e dos movimentos filosófico-religiosos.

 

FT 14 - Iniciação Científica
Doutoranda Kathleen Vieira (PUCPR)
Doutorando Matheus Manholer de Oliveira (PUCPR)
Dra. Nadi Maria de Almeida (PUCPR)
Me. Paulo Vinicius Pereira (PUC Minas)
Doutorando Rafael Henrique da Costa (PUCPR)
Doutorando Michel Quintas (PUCPR)

O presente FT tem por objetivo propiciar aos estudantes de graduação e pós-graduação (atualização e especialização), assim como aos bolsistas de Iniciação Científica, um espaço para apresentar e discutir os resultados de suas pesquisas dentro da temática geral do Congresso. Com isto, favorecer-se-á a divulgação de suas pesquisas, bem como propiciar-se-ão o aprimoramento e amadurecimento da capacidade de investigação e da participação em ambiente acadêmico.

CRITÉRIOS PARA ENVIO DE PROPOSTAS DE COMUNICAÇÕES

Os seguintes critérios devem ser considerados ao enviar propostas de comunicações para os GTs e FTs:

1) A participação em GT e FT implica compromisso de participação em todas as atividades do GT e FT.

2) O texto submetido deve ser original, inédito (não apresentado em nenhum outro evento) e de autoria do(s) proponente(s).

3) A atividade de orientação de comunicação entre professor e estudante não caracteriza coautoria (no resumo e no texto final). Para que a coautoria seja reconhecida, os proponentes devem ser efetivamente autores.

4) As comunicações em coautoria que não contarem com a presença e participação dos autores durante a apresentação serão canceladas.

5) A apresentação de mais de uma comunicação pelo mesmo proponente, seja individualmente ou em coautoria, não será aceita.

6) Os resumos devem ser enviados já corrigidos, e propostas que apresentem erros serão desclassificadas caso não sejam corrigidas de acordo com o solicitado.

7) A quantidade de palavras deve ser a seguinte: o resumo deve ter entre 200 e 300 palavras, o título da comunicação deve ter no máximo 15 palavras, e o minicurrículo dos proponentes deve ter no máximo 200 palavras. Palavras-chave: (entre 3 e 5)

8) Após a aprovação da comunicação (Consulte a data limite para aprovação na agenda do Congresso), se o pagamento da inscrição não for efetuado até a data limite estabelecida e divulgada pela Comissão Organizadora, a proposta não será incluída no Caderno de Resumos e não poderá ser apresentada.

9) A coordenação do GT e do FT reserva-se o direito de não publicar os textos completos que não estejam em conformidade com as normas estabelecidas para publicação e/ou que apresentem qualidade teórica, analítica ou metodológica considerada insatisfatória.

10) Os resumos deverão ser enviados até a data definida na agenda do Congresso.

ATENDIMENTO
SUPORTE

Se você tiver dúvidas ou solicitações referentes ao Congresso SOTER, envie abaixo seu pedido de ajuda:

Contato
Área do Participante Escolha a forma de fazer login:   E-mail e senha
 CPF e nascimento
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Área do Participante Escolha a forma de fazer login:   E-mail e senha
 CPF e nascimento
Esqueceu sua senha? Ainda não tem cadastro? Clique aqui.
Esqueceu a senha
Inscreva-se