Em reunião histórica aberta realizada na tarde de ontem, dia 05/12/2020, entidades comprometidas com a caminhada em defesa da justiça e da vida digna para todos e preocupadas com o agravamento da realidade sociopolítica, econômica, religiosa e ambiental – realidade profundamente injusta, desigual e excludente de nosso país – cuja situação tem perpetuado a opressão dos mais pobres, dos povos indígenas, comunidades tradicionais, minorias diversas e a lógica de exploração e destruição de nossa casa comum, criaram um coletivo importante: a “Rede brasileira de fé e política. Espiritualidade libertadora a serviço da vida plena“.
O projeto nasceu do 11º Encontro Nacional de Fé e Política, realizado em Natal em julho de 2019, a partir das discussões provocadas em um de seus GTs dedicado ao tema “Fé e Política – Movimento e escolas no Brasil: Cenários e perspectivas”. Foi quando mais de setenta pessoas ali se reuniram para refletir sobre o que vem sendo feito no Brasil, revelando-se grande riqueza de experiências em meio a não poucas dificuldades, com muitas realizações de sucesso. Ao final do GT, as entidades ali representadas se comprometeram com uma decisão que a todos pareceu clara: é preciso constituir uma rede nacional de Fé e Política. São elas:
O eixo de trabalho, a princípio, concentra-se no desenvolvimento das atividades pautadas por um tripé: espiritualidade libertadora, reflexão (análise crítica da realidade/formação) e ação política de modo coletivo, no qual as entidades parceiras se comprometem a trabalhar conjuntamente em certas pautas comuns mantendo, porém, sua autonomia.
A ideia prosperou e foram realizados alguns encontros virtuais entre representantes de 12 entidades interessadas. Tendo chegado a um consenso sobre o desenho da Rede Brasileira de Fé e Política – REFEP. O convite foi extendido a diversas outras entidades dispostas a levar adiante a proposta. Para assegurar a sintonia entre as entidades participantes, foi elaborada uma Carta de Adesão na qual se explicitam os objetivos da Rede e os compromissos das entidades associadas.
Mais informações: https://observatoriodaevangelizacao.wordpress.com