De 8 a 10 de dezembro, nós, professores e acadêmicos da regional Sul da SOTER (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul), estivemos reunidos no Morro das Pedras, Florianópolis (SC) com o objetivo de fazer memória e refletir sobre o significado dos 40 anos de caminhada da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião e a celebração dos 60 anos de encerramento do Concílio Vaticano II (2025).
Nas palavras da Prof. Clélia Peretti, presidenta da SOTER Nacional, que fez a abertura do Simpósio, tanto a ocasião de encontro, como a programação do evento regional, destaca e fortalece o empenho da entidade em ser uma presença de incentivo e apoio ao ensino e à pesquisa em Teologia e Ciências da Religião.
Na oportunidade fomos especialmente agraciados com a presença do teólogo Luiz Carlos Susin, um dos membros fundadores da sociedade que retomou a Caminhada da SOTER: desafios, avanços e perspectivas. Em sua fala lembrou que, nas origens, consta o esforço da Igreja de reunir e chamar pessoas que pudessem contribuir com uma reflexão teológica mais aprofundada e de acordo com as circunstâncias pastorais. A necessidade de criar uma organização própria, civil e com abertura ecumênica foi uma consequência ulterior que recebeu adesão e deu origem, primeiro à STCR – Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (1985), mais tarde SOTER. Inicialmente foram três os objetivos propostos: prover uma reflexão teológica proveniente das comunidades eclesiais de base, caminhar em sintonia com a teologia latino-americana e promover uma teologia com alcance universitário.
Desde então, a caminhada da SOTER, com seus encontros periódicos em âmbito nacional e regional, tem contribuído para a reflexão de muitas temáticas com grande significado para a Teologia e a Ciência da Religião. Nesse processo, abriu-se cada vez mais ao contexto mais amplo e aos desafios da sociedade latino-americana e do mundo global.
Como contribuição deste Simpósio Regional da SOTER Sul, mereceu destaque a comemoração dos 1700 anos do primeiro Concílio Ecumênico de Niceia, estudo apresentado pelo teólogo Tiago de Fraga Gomes (PUC/RS). Tratando das lições de Niceia, o teólogo sublinhou a centralidade da fé cristológica e os desafios da unidade e da sinodalidade da Igreja ontem e hoje, por sua vez, concentrando-se na comunhão eclesial expressa na sinodalidade eclesial e social.
Outro destaque, próprio da dinâmica do evento, foi a apresentação das comunicações de trabalhos de pesquisa, um momento sempre esperado e que foi muito fecundo. Acadêmicos e professores de diferentes programas de pós-graduação, refletiram a respeito de diferentes temas sobre a Igreja e a sociedade contemporânea, desafios e esperanças. As apresentações foram acompanhadas de uma escuta ativa, debates, reflexões, diálogos fraternos e propositivos.
Como último momento, tivemos a grata satisfação de acompanhar a apresentação da tese premiada pela SOTER nacional (2022), intitulada Fora dos pobres não há salvação, tópico fundamental da soteriologia em Jon Sobrino, de autoria do Pe. Rogério Zanini (ITEPA). Em sua apresentação, o autor fez questão de destacar que este trabalho de pesquisa teve uma importante contribuição da SOTER na medida em que valoriza, reconhece e sobressai a pesquisa teológica no Brasil.
Fora dos pobres não há salvação... destaca que a opção pelos pobres continua sendo necessária, urgente e incontornável. Trata-se de uma realidade latino-americana e mundial realmente desafiadora que conecta diretamente com a trajetória de estudo e reflexão da SOTER, bem como, com o Cuidado da Casa Comum, uma das prioridades do pontificado do Papa Francisco.
Ao vivenciarmos este encontro, na modalidade presencial, destacamos a fraternidade/sororidade que nos foi dado experimentar na convivência, estudo, reflexões, partilha de vida, trabalho acadêmico e compromisso social. No limiar, do primeiro quarto de século, do novo milênio, junto de resistir já é tempo de re-existir.
Assim, revigoradas/os, na expectativa de celebrar o Natal do Senhor, seguimos trabalhando, com muita esperança, para que a Paz, fruto da justiça, se torne uma realidade possível. Votos de Feliz Ano Novo!